sábado, 12 de julho de 2008

Gráfico não é nada. Jogabilidade é tudo !

Recentemente, eu estava jogando Okami para o Wii, e foi fantástico ver como o jogo ganhou uma nova cara nessa versão. Não falo em termos de gráficos, mas, em termos de jogabilidade! O simples fato do jogo ter sido adaptado para o uso do Wii Remote já mudou a jogabilidade de um jeito fantástico. Durante o jogo, há momentos em que é preciso usar um pincel para interagir com o cenário de alguma forma. Fazer isso com o Wii Remote é outra coisa! E eu estou falando apenas de um dos itens que melhoraram, e não de todos.


No caso do Paper Mario, eu comecei a jogar e fiquei pensando em como seria a jogabilidade com o controle. Achei que iria ficar estranho. Então, eis que aparece um aviso na tela pedindo para eu virar o Wii Remote e segurá-lo como se fosse um controle do nintendinho 8 bits. Eu ainda não tinha jogado nenhum título do Wii que usasse o Wii Remote dessa forma, daí a surpresa.

É impressionante como a nintendo pensa em tudo! E desde os primórdios que eles sempre revolucionaram a jogabilidade, seja com o seu direcional em formato de cruz, os seus botões analógicos, a sua tela de toque, etc.

O resultado disso tudo é simples: quando há um jogo com versões para Wii e para outro console, já estou seriamente tentado a pegar a versão de Wii, apenas por esse "detalhe". Afinal, imaginem como seria jogar a série Lego no Wii, usando o Wii Remote ? :) Deve ser maravilhoso...Aliás, se você procura diversão, jogue algum título da série Lego urgente!


É por isso que, ao meu ver, a jogabilidade tem uma importância superior à dos gráficos. Uma prova disso é o Atari e as gerações antigas, que até hoje são cultuadas e oferecem um alto grau de diversão. Não é a toa que o Wii revolucionou o mercado e, atualmente, é líder de vendas.