sábado, 26 de janeiro de 2008

Uma grande surpresa

Já há algum tempo eu ouvia falar de Shadow of the Colossus. Um colega de trabalho jogou, choviam reviews, meu papagaio jogou...Menos eu. Não por ter algo contra o jogo, mas, simplesmente porque eu ainda não tinha posto as mãos nele mesmo. Mês passado eu comprei um na cd universe e só então pude perceber a pérola que eu tinha nas mãos.

Quando meu colega me explicou como era o jogo a ficha não tinha caído ainda:
- Como assim o jogo não tem items e inimigos (entenda aqui "inimigos" como os que aparecem aos montes nas fases dos jogos, e não os chefes de fase) ??

Pois é. O jogo é completamente diferente de tudo o que estamos acostumados a jogar. E essa é a grande sacada dele !! Não existem fases explícitas no jogo, muito menos níveis de personagem ou items...Seu único e grande objetivo é encontrar 16 gigantes e destruí-los, o que não é tarefa fácil.
Cada gigante é encontrado empunhando-se a espada em direção à luz. Onde a luz apontar de forma mais concentrada é onde o próximo gigante está. Então, você e seu cavalo Agro, devem ir ao encontro dele. Vale ressaltar que os movimentos de Agro são muitíssimo bem feitos. Têm-se a impressão de que você está cavalgando de verdade. Em alguns casos você irá precisar da ajuda de Agro p/ derrotar um colosso. Já em outros, ele nem vai poder chegar perto, já que o cenário é muito rico e variado, havendo lugares onde Agro não consegue alcançar.




Um ponto fortíssimo do jogo é o cenário. É um colírio. Não me lembro de ter visto cenários tão belos no Playstation 2 antes. Não falo em termos de gráfico, mas em termos de construção mesmo. São diversas paisagens naturais: dunas, montanhas, florestas, lagos, cidades abandonadas...É de encher os olhos mesmo. Os cenários têm uma forte ligação com os colossus (ou colossi, como são chamados no jogo). Em alguns casos você terá que utilizar parte do cenário p/ derrotar alguns deles. E eles são enormes...A primeira coisa que você pensa quando chega perto é: - Como vou conseguir matar um gigante desse tamanho ?!?!?!?
Descobrir a forma de matar os gigantes é o grande desafio desse jogo.




Por último, nada disso valeria a pena se a música não acompanhasse o ritmo frenético de uma batalha colossal. E que trilha sonora !!!! A música de Shadow of the Colossus acompanha cada grande momento do jogo...Cada batalha tem uma variação da música...Ouvindo-se a trilha sonora dá p/ identificar cada momento do jogo, o que é fantástico. Todas as músicas foram compostas por Kow Otani, um pianista de Tokyo que já compôs diversas trilhas para animes, seriados e alguns jogos. Seu trabalho mais notável nos jogos foi "Roar of the Earth", como é chamada a OST de Shadow of the Colossus, que foi considerada a melhor OST de 2005 pela EGM americana.

Outro detalhe interessante é que Shadow of the Colossus e ICO estão fortemente ligados. Um é a continuação do outro. Não vou dizer qual é a ordem para não estragar a surpresa.

Por fim, se você quiser ter uma experiência única em sua vida, vale a pena jogar.
Shadow of the Colossus é uma obra de arte. É uma daquelas coisas que aparecem na sua vida poucas vezes, e que quando acabam deixam saudades. Fiquei com pena de terminar o jogo porque não queria parar de jogar nunca mais. Espero que a Sony lance uma continuação para o Playstation 3...Já pensou esses cenários grandiosos rodando no PS3 ? Enquanto isso não acontece, eu sonho...

Nenhum comentário: